terça-feira, 24 de novembro de 2009

INFORME MANGANGÁ - Out/2009 - Ano VIII - Nº.72

5º ENCONTRO MANGANGÁ

Capoeira Mangangá realizou nos dias 30 e 31 de outubro, o seu 5º Encontro que foi desenvolvido no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.
Na abertura do evento (30) uma grande roda com a presença de vários capoeiristas e um gostoso axé. O sábado (31) a programação constou de debate com participação dos mestres Paulo Morcego e Paulo Puma, que em seguida ministraram oficinas de capoeira finalizando com a troca de graduações.
Prestigiaram o Encontro os mestres Papuá, (Presidente da FSC), Frank (Filhos da áfrica), Aldemário (Filhos de Luanda), Malazart (Muzenza), Joel (Saga), Marivânio (Idalina Brasil), Tico (Novos Irmãos), Neinho (Idalina Brasil), Bidui (Filhos da África); os contramestres Galopante, Teiú Malandro e Cobra; os instrutores Claudinho, Cangaço e Apolo; os professores Decente, Lagarto, Niquimba, Barravento, Cauã, Preguiça e Pizão; a formada Madrinha e muitos capoeiristas, amigos e familiares.
O evento foi dirigido pelo mestre Robson e teve o apoio do SESC, Equipe Diretiva do Colégio Costa e Silva e Federação Sergipana de Capoeira.

PRESTIGIAR A NOSSA CAPOEIRA


Para provar (que não é preciso), mas para alguns se faz necessário, que Sergipe tem grandes mestres, os mestres Puma e Morcego deram um show no 5º Encontro do Mangangá. Discutiram diversos temas propostos e ministraram oficinas.
Precisamos valorizar e prestigiar mais os nossos mestres. Sem desmerecer aqueles que vem de outros

estados para contribuir e trocar conhecimento, Sergipe tem valorosos mestres que dispensam comentários.
Lamentavelmente muitos ainda hibernam e quando despertarem do sono profundo talvez seja um pouco tarde.
É hora de acordar e ajudar a fortalecer a capoeira sergipana. E esse fortalecimento passa inegavelmente pelo respeito aos nossos mestres. Iê viva meu mestre!


CONSCIÊNCIA NEGRA


Ficou definido na última edição de Papo de Capoeira, a realização de uma roda na Praça Fausto Cardoso, a partir das 15h, em homenagem ao dia da Consciência Negra. Venha participar!

BESOURO: O FILME

Dia 30 de outubro, estreou em todo o Brasil, o filme BESOURO, que conta a história de Manoel Henrique, o lendário Besouro de Mangangá. Besouro é um filme de muita aventura, paixão, misticismo e é claro, capoeiragem. Você não pode perder!

PAPO DE CAPOEIRA

O próximo encontro de Papo de Capoeira, será dia 14 de novembro, às 16h, no Ginásio do SESI do Conjunto Marcos Freire II. Venha participar desta roda. Papo de Capoeira é uma organização do Capoeira Mangangá e Novos Irmãos.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 26 de novembro, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva (Rua Santa Catarina, 314 – bairro Siqueira Campos), o mestre Robson estará lançando o livro “CAPOEIRA: OLHARES DA RODA”.


RODA DO IDALINA

O grupo Idalina Brasil, dos mestres Cigano e Neinho realizou no dia 25 de outubro, a sua primeira Grande Roda.
A roda contou com ilustres capoeiristas sergipanos, a exemplo dos mestres: Morcego, Joel, Papuá e Robson, Instrutor Dentinho, professores Carioca (Anabel), Preguiça, Curió, Canela, o angoleiro Cesar Palada, muitos capoeiristas, amigos e familiares.

MANGANGÁ: NOVOS GRADUADOS

1. Barbara Fofura – corda azul
2. Edvaldo Pacato – branco e verde (monitor)
3. Fininho – branco e verde (monitor)
4. Alan Toquinho – branco e verde (monitor)

EVENTOS

- 31º aniversário dos Novos Irmãos – Tributo ao Mestre Nó, dia 08 de novembro, no Clube do Trabalhador.

- 26º Encontro Sergipano de Capoeira, dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio do SESI do conjunto Marcos Freire I. Realização da Associação de Capoeira Sete Quedas.

- 9º Batizado e Troca de Graduações do grupo Saga, com a participação de Tucano Preto/SP, dias 25, 26 e 27 de novembro. Organização do mestre Joel.

- XXII Aniversário da Associação de Capoeira Filhos da África, dias 11, 12 e 13 de dezembro, na cidade de Maruim/SE. O evento homenageará o saudoso Mestre Jorge Nó.
TORPEDINHOS

- Alerta! Se for jogar na academia de mestre Cigano, cuidado, o piso é lavado com quiabo.

- Acabou o sumiço. No Encontro Mangangá, olham eles: Bidui e Teiú Malandro. A dupla do malassombro!

- Mangangá chegou bem...atrasado no evento dos Novos Irmãos, mas bem cedo para o momento líquido.

- Inauguração do tênis. Foi o que Mestre Frank fez na canela do mestre Aldemário. Será que doeu?


POINT DA CAPOEIRA

- Roda do Mercado, todos os sábados a partir das 09h. Organização do contramestre Lázaro (Capoeira União).

- Roda na Rua São João, todas as sextas-feiras, a partir das 19h. Organização do Monitor Bigodinho (Resistência).
- Roda do Negaça, quinzenalmente aos domingos, na Avenida Luis Alves (Recanto “Chapéu de Couro”) na cidade de Tobias Barreto/SE. Coordenação do formado Aranha. Contato: (79) 9971-2939.


REFLEXÃO:

“A mágoa é um veneno que você toma achando que o outro vai morrer”.
William Shakespeare

“característica que estão escaseando atualmente: a arte crítica, coragem para pensar e ousadia para ser diferente”.
Augusto Cury

Expediente
Presidente: Robson B. Santos.
Vice-presidente: Edvaldo Abdias

Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!!!