quinta-feira, 23 de abril de 2009

FEDERAÇÕES: UM POUCO DA HISTÓRIA E REFLEXÕES

As entidades representativas da capoeira (Confederação, Federações, Ligas etc.), são instituições criadas para conduzir e organizar a capoeira em cada esfera de poder que lhes são atribuídas. Muitas das vezes essas conduções e/ou organizações apontam para caminhos não muito satisfatórios para o crescimento e valorização da capoeira.Em nosso caso específico, o pequeno Estado de Sergipe, vamos encontrar duas Federações, a Sergipana e a Desportiva. A Federação Sergipana de Capoeira, criada em 1987, teve como clubes fundadores o Cotinguiba Esporte Clube, Associação Atlética de Sergipe e Vasco Esporte Clube. Foram seus presidentes, os Mestres Lucas, Paulo Morcego, Paulo Puma, Álvaro Sucuri e atualmente Genivaldo Papuá.A Federação Desportiva de Capoeira, criada em 1999. a partir de uma dissidência da FSC, teve como grupos fundadores os Irmãos Unidos, Filhos da África, Cobrinha, Filhos de Luanda e presidiram a instituição os Mestres Pantera e Frank.As duas entidades lutam para organizar a capoeira, mas encontram uma série de dificuldades devido a vários fatores. Mas, um fator para organização, crescimento e fortalecimento das entidades, passa pelo número de filiados. Uma instituição só se faz forte e legítima com representação. É chegado o momento das duas federações perceberem que o distanciamento enfraquece as entidades, consequentemente a capoeira no Estado. A aproximação pode fazer emergir um projeto que beneficie o coletivo que vive ávido por algo novo e de relevância.
Claro que as Federações não precisam perder suas autonomias, nem estamos propondo uma fusão. Estamos querendo propostas interessantes para o crescimento da nossa capoeira. Resumir o trabalho de uma Federação a competição e em cursinhos é no mínimo desconhecer as reais finalidades destas entidades.
Que tenhamos duas, três ou quatro Federações, mas que possamos reconhecer: existe um trabalho efetivo para o crescimento da capoeira em Sergipe.

2 comentários:

  1. Mestre, tenho uma sugestão para seu blog, colocar um contador de visita, veja o link: http://contador.s12.com.br/

    é importante para todos sabermos quantas pessoas vsitam nossos blog, e por favor ddeixar recado no meu blog.

    abraços

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!!!